Artigo: Práticas sustentáveis e certificações na construção civil
- Bárbara Pretto Biasi
- 8 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
O artigo foi publicado na Revista de Gestão e Projetos (GeP) no ano de 2022.

O setor da construção civil assume a responsabilidade por grande parte dos impactos ambientais, mas também, pelo potencial para a mitigação desses impactos e para a promoção do desenvolvimento sustentável. A aplicação de práticas de sustentabilidade no canteiro de obras e o empenho pela obtenção de certificações ambientais e selos de qualidade construtiva são atividades de ascendência favoráveis a esse progresso.
Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo avaliar o impacto das certificações ambientais em empresas da construção civil da Região Metropolitana de Curitiba/PR a partir de um estudo empírico de variáveis associadas às práticas de sustentabilidade no canteiro de obras. Foi realizado um estudo exploratório e quantitativo com dados de questionários aplicados aos profissionais de 87 empresas atuantes na área de construção civil na Região Metropolitana de Curitiba/PR. Os dados foram analisados por meio de embasamento teórico, com a aplicação do método Survey e da análise estatística multivariada discriminante.
Os resultados demonstraram maior disseminação de práticas de sustentabilidade em empresas certificadas, sendo que 73% dessas empresas realizam todas as práticas discriminantes do estudo. Entre as práticas de maior significância, podem ser listadas a destinação correta e a separação dos resíduos, a captação, tratamento e reutilização de águas pluviais, além da reutilização de materiais.
Portanto, o fato de a empresa possuir algum tipo de certificação, seja ela relacionada à qualidade ou às questões ambientais, impacta positivamente em suas práticas sustentáveis, uma vez que os procedimentos para obtenção de certificação impõem critérios específicos a serem cumpridos.
Comentários